Como meditar?

Por: wikiHow

Encontre um lugar calmo e tranquilo

De preferência, você tem que meditar em um local isolado e em silêncio para se concentrar somente nesse período e evitar os estímulos e distrações do mundo externo. Encontre um lugar onde dê para ficar assim por cinco minutos a meia hora. Ele não precisa ser tão espaçoso: um cômodo de casa ou até um canto do quintal já serve.

  • É melhor evitar qualquer distração, principalmente quando não se tem experiência. Desligue a televisão, coloque o celular no silencioso e assim por diante.
  • Se você quiser ouvir música, escolha faixas calmas e repetitivas para não se desconcentrar. Também é legal ouvir ruídos brancos ou sons da natureza, como um riacho.
  • O espaço de meditação não tem que estar totalmente em silêncio e você não precisa usar tampões nos ouvidos. O som dos carros passando e dos cachorros latindo ao fundo não atrapalham tanto — pelo contrário: não deixar esses empecilhos dominarem a mente é parte importante do processo.
  • Muita gente gosta de meditar em locais abertos e públicos, desde que não estejam próximas a vias muito movimentadas ou barulhentas. Você pode usar um espaço de um parque, como a sombra de uma árvore, por exemplo.

Use roupas confortáveis

Um dos principais objetivos da meditação é acalmar a mente e bloquear as distrações, mas fica difícil quando se está desconfortável por causa da roupa. Por isso, vista peças folgadas e fique descalço para meditar.

  • Use um suéter ou cardigã se o local da meditação estiver mais frio ou leve um cobertor ou edredom para se proteger. O frio também pode afetar a concentração.
  • Se você não puder trocar de roupa, pelo menos tente ficar mais confortável. Fique descalço, por exemplo.

Decida por quanto tempo você vai meditar antes de começar

As pessoas mais experientes meditam duas vezes por dia em sessões de 20 minutos, mas até cinco minutos já são suficientes para as que estão começando.

  • Tenha disciplina e não passe desse tempo de meditação. Além disso, não desista por achar que não está funcionando. Você vai precisar de paciência e prática e, por enquanto, o importante é continuar tentando.
  • Pense em uma forma de marcar o tempo de meditação sem se distrair. Coloque o relógio para despertar ou use algum evento para se orientar, como quando a luz do sol tocar certo objeto ou um ponto na parede.

Faça um pouco de alongamento antes de começar para relaxar os músculos

Como você vai ter que ficar parado na mesma posição por um tempo, é importante liberar a tensão muscular antes. Por isso, faça alguns movimentos de alongamento por cerca de dois minutos para preparar o corpo e a mente e evitar lesões e dores.

  • Alongue o pescoço, os ombros e a lombar, ainda mais se você passa muito tempo sentado na frente do computador. Alongue também as pernas, sobretudo a parte interna das coxas, para quando for adotar a posição de lótus.
  • Se você não sabe se alongar, experimente algumas técnicas diferentes antes de começar a meditar. Muitos especialistas recomendam uma sessão leve de yoga nesses casos.

Sente-se em uma posição confortável

É muito importante ficar confortável na hora da meditação. Por isso, você tem que encontrar a posição perfeita. O mais comum é colocar uma almofada no chão e se sentar na posição de lótus ou meia-lótus, mas ela pode ser difícil para quem não tem flexibilidade nas pernas, nos quadris e na lombar. Adote uma postura na qual você fique equilibrado, com a coluna alinhada e as costas bem eretas.

  • Você pode se sentar (cruzando as pernas ou não) em uma almofada, uma cadeira ou um banco.
  • Projete a pélvis para frente até você centralizar a coluna sobre a região da tuberosidade isquiática, formada por dois ossos próximos aos glúteos. Para isso, sente-se na beirada de uma almofada bem fofa ou coloque um objeto com 7,5 a 10 cm de espessura debaixo das pernas traseiras de uma cadeira.
  • Você também pode usar um banco feito especificamente para meditação. Caso ele não seja inclinado, coloque um objeto debaixo das pernas de trás para mudar a posição (em cerca de 1,5 a 2,5 centímetros).

Endireite a coluna depois de se sentar

Qualquer pessoa fica mais confortável e concentrada quando consegue adotar uma boa postura durante a meditação. Comece nos quadris e imagine cada vértebra da coluna se equilibrando em cima de outra para sustentar o peso do seu tronco, do pescoço e da cabeça.

  • Você vai precisar treinar bastante para encontrar uma posição na qual dê para relaxar o tronco sem perder o equilíbrio. Caso não consiga relaxar sem arquear as costas, corrija o alinhamento da postura e tente reequilibrar a região.
  • O mais importante é que você fique confortável, relaxado e com o tronco alinhado — de modo que a sua coluna sustente todo o peso da cintura para cima.
  • Você pode descansar as mãos no colo, com as palmas para cima, e deixar a mão direita em cima da esquerda. Se preferir, apoie-as nos joelhos ou nos lados do corpo.

Feche os olhos para se concentrar e relaxar

Dá para meditar com os olhos abertos ou fechados, mas é melhor você começar com a visão limitada para evitar as distrações.

  • Comece a abrir os olhos depois de se habituar à meditação. Isso ajuda a afastar o sono e bloquear imagens mentais negativas (que incomodam algumas pessoas).
  • Se você meditar com os olhos abertos, não fique concentrado em um objeto em particular.
  • Não “viaje” enquanto medita. Você tem que relaxar, mas ainda ficar alerta.

You may also like...