Como identificar fake news?

Por: wikiHow

Sempre encare informações novas com ceticismo

Ao encontrar um artigo ou postagem com informações que você não tinha visto até então, reflita antes de compartilhar. Não tome a informação por factual e nem compartilhe sem interpretá-la de maneira crítica. 

  • Ter dúvidas é excelente! Verificar informações antes de compartilhá-las é algo extremamente positivo.
  • Informações falsas podem ter um impacto negativo sobre vidas humanas, especialmente quando tratam de assuntos sérios, como a COVID-19.

Verifique a fonte e a data de publicação do conteúdo

Consulte a informação na fonte para garantir que ela realmente foi postada lá. Atente à data de publicação do artigo para ter certeza de que ele é atual e válido. Normalmente, a data fica próxima do nome do autor do artigo.

  • Por exemplo, caso veja uma postagem ou citação que afirme que determinada agência de notícias publicou um artigo sobre um ataque terrorista recente, verifique o site dessa agência para descobrir se ela realmente criou tal conteúdo.
  • É muito importante verificar a data de publicação. Por exemplo, artigos de seis meses atrás que tratam sobre o novo coronavírus podem oferecer informações desatualizadas.

Procure descobrir quem é o autor por trás da informação

Faça uma breve busca no artigo ou na internet para descobrir o nome do autor da informação. Tente descobrir se o autor é um especialista no ramo ou um jornalista que costuma cobrir o assunto abordado.

  • Em geral, a falta de uma autoria clara é sinal de que a informação é falsa ou enganosa.
  • Um artigo sobre saúde e bem-estar escrito por um médico tem muito mais credibilidade que um texto sem autoria definida.

Procure descobrir se a informação foi mencionada por outras fontes

Pesquise sobre a informação na internet para descobrir se outros canais de notícias ou organizações a corroboram. Se o conteúdo for citado por apenas uma fonte, desconfie de sua veracidade. 

  • Por exemplo, se encontrar um artigo sobre um grande incêndio em uma floresta, procure descobrir se outros sites deram essa notícia para verificá-la.

Cuidado com informações que provocam uma forte reação emocional

Em geral, informações falsas são feitas para fazer o leitor sentir raiva, medo ou surpresa. Desconfie sempre que encontrar uma alegação, artigo, manchete ou qualquer outra informação que mexa com suas emoções.

  • Por exemplo, uma manchete como “PROJETO DE LEI QUE PREVÊ O SEQUESTRO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO PELO GOVERNO É APROVADO” provavelmente é falsa ou enganosa.

Identifique termos sensacionalistas ou muito espetaculares no texto

Informações de qualidade são apresentadas de maneira profissional, utilizando uma linguagem tão clara e direta quanto possível. Leia artigos com informações novas com muita atenção e fique de olho na maneira como o texto é construído.

  • Uma notícia de qualidade seria escrita da seguinte maneira: “autoridades ainda não conseguem explicar o que causou o acidente e continuam investigando”. Uma fonte enganosa ou pouco confiável construiria a notícia da seguinte maneira: “políticos imbecis não fazem ideia do que causou o acidente e provavelmente nem vão descobrir (se é que querem descobrir…)”.
  • Desconfie da qualidade da informação se ela apresentar insultos e ofensas.

You may also like...